Associação Cidadãos de Esposende dá nota positiva ao trabalho da GNR na época balnear

Associação Cidadãos de Esposende

Associação Cidadãos de Esposende dá nota positiva ao trabalho da GNR na época balnear

A escassos dias de terminar mais uma época balnear, a associação considera que a atuação dos agentes foi ‘excelente’.

Com o final da época balnear à porta, a Associação Cidadãos de Esposende pronunciou-se sobre o trabalho da Guarda Nacional Republicana  (GNR) no concelho durante os últimos meses, classificando-o de “excelente.”

“O esforço e dedicação dos homens e mulheres da Guarda Nacional Republicana na salvaguarda da população permitiu um verão 2020 em segurança, com uma pandemia ativa, com milhares de visitantes no concelho”, afirmou a Associação. “A atuação da GNR em Esposende é certamente merecedora de reconhecimento de todos os que vivem no concelho e os milhares que o visitaram.”

Segundo a organização, a escassos dias de terminar mais uma época balnear, o resultado é “amplamente positivo”, mesmo em plena pandemia de covid-19 e com um verão singular.

Coordenação exemplar

Para os responsáveis da Associação, a GNR mostrou ao longo de toda a época balnear uma capacidade “extraordinária” no controlo das diferentes situações, destacando as diversas intervenções realizadas por essa força de segurança para garantir que as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) fossem aplicadas no terreno.

A associação recorda as intervenções de 29 de agosto, onde militares lograram desmobilizar sete ajuntamentos, um deles com cerca de cem pessoas. Para os responsáveis da associação, estas ações mostram até que ponto a GNR “está atenta” ao que se vai passando no concelho de Esposende e sua capacidade de intervenção rápida para situações que poderiam colocar em risco a saúde de todos.

Mas as áreas de intervenção desta força não ficam pelo controlo do cumprimento das normas da DGS. A associação elogia o trabalho de cooperação e proximidade que a GNR tem mantido com os esposendenses, nomeadamente em situações de crise permitem que ao longo de todo o ano a população residente e quem visita Esposende se sinta segura.

A associação já tinha partilhado com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a atuação local destacando o excelente trabalho dos homens e mulheres do posto territorial de Esposende.

Reconhecimento devido

Para os responsáveis da associação, o reconhecimento pelo trabalho realizado não deve ser apenas do ministério ou das chefias; é importante que todos saibam reconhecer o trabalho que a GNR realiza, um esforço único que nos permite a todos poder viver em segurança e desfrutar de mais uma época balnear como esta que termina dentro de poucos dias.

 

De recordar que a Associação Cidadãos de Esposende já realizou várias ações de prevenção rodoviária no concelho contando com o apoio da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e da GNR, ações de sensibilização a condutores, entrega de diverso material em escolas ou palestras de prevenção onde se alerta para comportamentos de risco. Estes são alguns exemplos do trabalho que esta associação vem desenvolvendo de forma a contribuir para a diminuição da sinistralidade no concelho de Esposende.