Esposende é um dos 72 concelhos do país que está atualmente em Risco Muito Elevado de contágio de COVID-19

original

Oito concelhos do Minho estão assinalados como sendo de “risco muito elevado” de contágio por covid-19, de acordo com um mapa publicado este sábado pelo semanário Expresso.

Fafe, Póvoa de Lanhoso, Valença, Esposende, Vila Verde, Famalicão, Vizela e Guimarães são os concelhos que registam mais de 120 contágios por cada 100 mil habitantes (ou a sua proporção nos concelhos com menos habitantes).

Esposende é um dos 72 concelhos do país que está atualmente em Risco Muito Elevado de contágio de COVID-19. É o que diz a edição deste sábado do jornal Expresso, que mostra que a maioria dos concelhos mais preocupantes estão no Norte do país.

O Expresso calculou os concelhos portugueses com maior incidência de COVID-19, entre os dias 5 e 19 de outubro, tendo por base dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) e estimativas de população do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Ao referido jornal, Manuel Carmo Gomes, professor de Epidemiologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, defende a divulgação dos mapas de risco de contágio por concelho que foram elaborados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e DGS.

Esses mapas de risco visam fazer “recomendações destinadas ao funcionamento dos transportes públicos, escolas, lares, cafés, restaurantes ou realização de festas, e que possam ser postas em prática pelas autoridades de saúde locais”, explica o especialista.

Fonte: Jornal Expresso